quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vídeo de Introdução

Esse vídeo foi feito por mim, para introduzir as pessoas que visitarem meu blog para entender o problema que vivemos com a água.

Dados sobre a distribuição da água






Visualização do uso da água no mundo


Dia Mundial da Água

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
Mais em: http://www.webciencia.com/21_agua.htm#ixzz3Lb2BzsRX

Ciclo da água

A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.

As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.
Mais em: http://www.webciencia.com/21_agua.htm#ixzz3Lb2zGmyT


Os Direitos da Água


A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
  1. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
  2. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
  3. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
  4. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
  6. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
  8. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
  9. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
  10. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

Tirinhas Sobre Água



http://www.meninocaranguejo.com/trinhas/garrafas-de-agua















http://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/imagens/tirinhas/

Quadrinho Sobre Água



5 Livros Sobre Água

A Água Fonte de Inovações

A água  | Fonte de inovações



Autor: Fabrice Peltier
Editora: Senac 
Resenha: Em A água: fonte de inovações, destaca-se a seguinte questão: é possível decodificar a relação entre um produto e sua embalagem? Se por um lado a pergunta é enigmática, por outro, encontramos na água uma riquíssima fonte de pesquisas e valorização das embalagens. Com o passar dos anos, a evolução fez com que de simples depósito de água mineral, as garrafas, de plástico ou de vidro, se transformassem em cobiçadas peças de coleção.


               A Ameaça da Escassez de Água no Mundo




Autor: José Galizia Tundisi
EditoraInstituto Internacional de Ecologia
Resenha: O livro "Água no Século 21" tem o mérito de ser ao mesmo tempo uma obra introdutória e de atualização no campo dos estudos sobre abastecimento e consumo de água. A obra mostra desde informações genéricas destinadas ao leigo (como uma descrição de suas características químicas essenciais) até tabelas comparando os sistemas inglês, francês e brasileiro de gestão de recursos hídricos. A grande quantidade de informações recentes é um ponto forte do livro, o que por si só lhe assegura um lugar nas bibliotecas dos pesquisadores.



            Direito de Águas: Disciplina Jurídica das Águas Doces



Livro - Direito de Águas: Disciplina Jurídica das Águas Doces


Autor: Maria Luiza Machado Granziera
Editora: Atlas
Resenha: A autora introduz, na primeira parte, a caracterização das águas doces, contendo um glossário dos aspectos jurídicos e princípios aplicáveis à matéria. Em seguida, discorre sobre o regime jurídico dos recursos hídricos, com ênfase nas competências constitucionais, no domínio, na água como bem público, como recurso ambiental, como elemento protetor das florestas e como componente do meio ambiente urbano.

Fonte: www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/curriculo_autor.aspx?aut_cod_id=11368




Reúso da Água: Conceitos, Teorias e Práticas - 2 edição


Livro - Reúso da Água: Conceitos, Teorias e Práticas - 2ª Edição

Autor: Regina Helena Costa
Editora: Blucher
Resenha: Foi construído a partir de uma ampla e atualizada pesquisa bibliográfica e, em seu conteúdo prático, através de colaborações de professores de FATECs, da FEC/UNICAMP, da POLI/USP e de experientes profissionais de empresas oficiais e privadas, respeitando-se as características e peculiaridades de cada autor. 


Nos capítulos iniciais, são apresentados levantamentos, estimativas e projeções sobre a relevância da disponibilidade e da qualidade da água para o mundo atual e futuro. Em sequência, são abordadas questões sobre poluição dos recursos hídricos, esgotos sanitários e processos específicos de tratamento de efluentes, conforme suas cargas poluidoras e aos tipos de reúso a que se destinam.

                           
                             A Vida Secreta da Água


Livro - A Vida Secreta da Água

Autor: Masaru Emoto
Editora: Cultrix
Resenha: Em A Vida Secreta da Água, o Dr. Masaru Emoto nos acompanha pela notável jornada da água pelo planeta e dá continuidade à sua obra para revelar, a toda a humanidade, os segredos da água. Ele mostra como podemos aplicar a sabedoria da água na nossa vida e como o respeito e a gratidão que sentimos por ela podem nos ensinar a enfrentar melhor os desafios deste século XXI - e recuperar o nosso planeta.


A água carrega em si os nossos pensamentos e as nossas orações. E como nós mesmos somos água, não importa onde estamos, as nossas orações são levadas para o resto do mundo

Vídeo Sobre Água

Esse vídeo fala sobre como economizar água e suas curiosidades, quer ver o que há mais no vídeo, assista:



Música do Guilherme Arantes: Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Link: http://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/planeta-agua.html#ixzz3K7RI2drG

Campanhas Sobre Água

Campanha em parceria com a Sabesp
http://www.transbrasilianasa.com.br/noticias/transbrasiliana-participa-da-semana-da-agua-de-lins/

A Semana da Água de Lins terá o tema: "Água, árvore e você. Sementes de uma vida melhor". Estão programadas diversas atividades, todas relacionadas com a preservação e uso racional da água. Serão apresentados diversos estandes na praça Antônio Frederico Ozanan (ao lado da rodoviária). Em torno de 2.500 estudantes irão visitar o local,  e outras atividades culturais estão programadas, como apresentações artísticas de escolas da cidade. O encerramento das atividades está programado para o dia 30, com um café da manhã na Câmara Municipal de Lins. 


a
http://www.adonline.com.br/rapidinhas/49010-ciclovivo-lanca-campanha-sobre-economia-de-agua.html

O portal CicloVivo lançou a campanha para consumo consciente de água. As ações contam com dicas por meio das redes sociais, Facebook e Twitter, onde são postadas imagens bem humoradas para chamar a atenção da população. Assim, mensagens do tipo “tome banhos curtos” e “use a vassoura para varrer a calçada” são acompanhadas de desenhos descontraídos.


Folheto Dicas de Economia
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=544
Com a falta de chuvas na Região Metropolitana de São Paulo, a SABESP, para conseguir o apoio da população na economia de água, está dando desconto para quem economizar pelo menos 10%. 


www.agr.feis.unesp.br


A área de hidráulica e irrigação da UNESP Ilha Solteira realizou uma Reunião Técnica na Microbacia do Córrego do Coqueiro para instruir os irrigantes locais através do monitoramento sistemático da qualidade da água e da vazão e também do uso e ocupação do solo na microbacia. O trabalho permite alertar sobre o uso consciente da água, através dos sistemas de irrigação.


Foi lançada também a campanha pelo uso racional da água composta por canecas e camisetas alusivas com o slogan:
ÁGUA: VAI ESPERAR ACABAR PARA ECONOMIZAR?



Está no ar o hotsite da campanha Vamos manter o nível, organizada para este verão pelo Semasa. O conceito da campanha adotou a mensagem “Água, economizar é fácil. Ficar sem é difícil”. A página traz dicas de economia de água, vinhetas animadas, as peças da campanha e um jogo sobre a Estação de Tratamento de Água do Guarará para o internauta imprimir e jogar. O hotsite pode ser acessado pela página da autarquia: www.semasa.sp.gov.br – clique no banner sobre as dicas de economia de água

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Reportagens Sobre a Água

Reservatórios da Grande SP


Fonte:

Como podemos ver no quadro acima, o Sistema Cantareira fornece 45% da água da Região Metropolitana de São Paulo e está com a menor nível de todos os reservatórios. Além disso, ainda tem que dividir a vazão com a Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) que são os verdadeiros donos da água.

Falta de chuvas atrasa plantio da soja em Mato Grosso

O plantio de soja em Mato Grosso, principal estado produtor do grão, está atrasado. De acordo com a Aprosoja-MT, o principal motivo é a falta de chuva nas regiões de plantio do estado. "Com a confirmação de chuvas mais generalizadas e intensas previstas para o final do mês, o atraso no plantio seria recuperado, e as produtividades da safra de soja não seriam afetadas", informa comunicado da entidade.

Fonte: 

Água: a escassez na abundância



A água é o recurso natural mais abundante do planeta, presente no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas. Cerca de 40% da população do mundo vive hoje sob a situação de falta d'água. A ONU (Organização da Nações Unidas) estima que o mínimo considerado seguro é o consumo de 1.700 metros cúbicos de água por habitante ano, abaixo disso, a falta de água é frequente e a perspectiva para o futuro é de maior escassez. Estimativas mostram que até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico e colocará em xeque as safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos.

Das dez bacias hidrográficas mais densamente povoadas do mundo, cinco já são exploradas acima dos níveis considerados sustentáveis. Se nada mudar nas próximas décadas, cerca de 45% de toda a riqueza global será produzida em regiões sujeitas ao estresse hídrico.

Em muitos países em desenvolvimento e pobres, a situação é mais dramática. Falta acesso a água potável e saneamento aumenta a suscetibilidade a doenças, como a diarreia, que trazem implicações graves para a economia. Um estudo indica que um aumento de 10% no número de pessoas com acesso a água potável nos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) conseguiria elevar o crescimento do PIB per capita do bloco cerca de 1,6% ao ano. 

Fonte: 


Tipos de Água

 Há oito tipos de água:

  • Água Potável é destinada ao consumo humano, pois foi tratada anteriormente.                            
  • Água Salobre tem aparência turva, tem grande quantidade de sal e outras substâncias, não pode ser consumida por seres humanos e é encontrada em mangues.   
  • Água Doce se encontram em rios, lagos, riachos, lagoas e etc. O Brasil é um país rico em água doce, graças a grande quantidade de rios.
  • Água Salgada existe somente em mares, possui alta quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio), não é própria para o consumo humano.
  • Água Contaminada é esgoto ou resíduos indústrias, misturada com água de rios ou lagos, não pode ser consumida, pois possui vários microrganismos que transmitem várias doenças.
  • Água Destilada possui altas concentrações de hidrogênio e oxigênio. É produzida de forma artificial em indústrias pelo processo de destilação. Na natureza, ela se forma durante o processo de chuva. É uma água muito usada em baterias de automóveis ou como reagente industrial. Não pode ser consumida.
  • Sulfurosa contém substâncias à base de enxofre é indicada para problemas articulares, laringites, bronquites e sinusites, e acredita-se no seu poder cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo. Pode ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Composição da Água

A água é importante para todos os seres vivos. Sua composição é feita de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, esses possuem átomos formato angular.
http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Formacao-de-Agua/
Átomo de Formato Angualar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7051

Fonte:
http://www.aguaonline.net/gca/?id=39http://www.mundoeducacao.com/biologia/composicao-agua.htm
http://www.maiorcaaguamineral.com.br/site/-da-quimica-da-agua/composicao

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Água no Brasil




https://eco4u.wordpress.com/tag/guerra-pela-agua/

O Brasil é o país mais rico em água potável com 8% das reservas mundiais, concentrando 18% do potencial de água de superfície do planeta. Porém 80% dos recursos hídricos estão localizados na Região Amazônica, onde sua demanda é pequena. Possui o impressionante volume de 111 trilhões e 661 milhões de m3 de água em suas reservas subterrâneas e detém o maior aquífero conhecido do mundo, o Botucatu, também nominado de Gigante do Mercosul.

Mas mesmo com tanta água, a região sudeste está sofrendo por falta d´água. Parte desse problema é devido ao desmatamento, pois é que a Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. E sem chuva, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas.

Uma árvore que leva mais de 100 anos para crescer e em menos de um minuto, já pode estar derrubada. Nesse tipo de desmatamento, o objetivo é simplesmente derrubar tudo, tocar fogo e transformar a área em pastagem para a criação de gado.

Derrubadas e garimpos deixam uma cicatriz gigantesca na mata que pode parecer um problema exclusivo de árvores e bichos, distante da maioria das pessoas. Mas a ciência e as novas tecnologias comprovam que as consequências da devastação estão muito mais próximas de todos nós.

Para os cientistas, uma prova irrefutável do papel dos Andes e da Floresta Amazônica no ecossistema do cone-sul é a inexistência de um deserto nessa região. Basta olhar o globo para constatar que na mesma latitude em volta do planeta tudo é deserto. Menos na América do Sul.

Mas de onde vem tanta água? Como funciona a fantástica máquina biológica que faz chover? Segundo os cientistas, o toque final cabe às árvores. Fincadas a até 20 ou 30 metros de profundidade, as raízes sugam a água da terra. Os troncos funcionam como tubos. E, pela transpiração, as folhas se encarregam de espalhar a umidade na atmosfera. Diariamente, cada árvore amazônica bombeia em média 500 litros de água.

Os pesquisadores não têm dúvida: sem a Amazônia, os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul fatalmente seriam desertos também.

 
Fonte:
http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/
http://www.mma.gov.br/agua